Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

TRANSPORTES URBANOS DA COVILHÃ

No passado mês de Julho a Câmara Municipal da Covilhã renovou o contrato provisório com a nova concessionária dos transportes colectivos urbanos da Covilhã. Este contrato é provisório pois resulta da enorme trapalhada gerada pela maioria PSD na autarquia no âmbito dos procedimentos administrativos com vista a nova concessão.

Como é do domínio público, os Transportes Colectivos da Covilhã estavam concessionados, até finais de 2008, à  empresa Transcovilhã. Tendo terminado o contrato com essa concessionária, foi aberto concurso, tendo sido fixadas as condições consideradas necessárias para a concessão deste serviço público de transportes. Uma das condições impostas foi a necessidade de utilização de viaturas novas, mais amigas do ambiente e com acessos facilitados a cidadãos com mobilidade condicionada. Entendemos que face às inúmeras queixas que os covilhanenses apresentavam do serviço a revisão das condições de concessão era não só desejável mas mesmo imprescindível. No entanto, e em paralelo com a trapalhada resultante do modo como o concurso foi lançado e acompanhado, o contrato que veio a ser celebrado com a nova concessionária revela-se desastroso para os cofres do município e para o futuro dos covilhanenses. 

O contrato celebrado com a nova empresa concessionária implica o pagamento de uma subvenção, actualizada anualmente, de mais de 38 mil euros mensais. No prazo do contrato a Câmara Municipal da Covilhã pagará mais que o valor de custo das viaturas a serem compradas! Para além do habitual compromisso de passageiros por ano e dos passes sociais financiados pelo município, nos próximos dez anos os covilhanenses vão pagar mais de 4 milhões e meio de euros a esta empresa!

Não sendo já estes valores completamente absurdos e incomportáveis para uma autarquia endividada, de resto inexistentes até agora no contrato vigente com a Transcovilhã, a Câmara da Covilhã celebrou dois contratos provisórios com a nova empresa concessionária, sem consultar os outros concorrentes, em que pagou um valor mensal de 37500 euros no primeiro contrato e de 57500 euros (!!!) mensais no segundo contrato, bem acima do estipulado no contrato definitivo.

Não percebemos que valores subsistem na assinatura destes dois contratos, pois estava acordado com a anterior concessionária Transcovilhã que esta se manteria em funcionamento até à entrada em vigor do contrato definitivo. O resultado prático desta gestão foi que a Câmara da Covilhã ficou sem 190 mil euros, a Empresa e os seus accionistas têm mais 190 mil euros e autocarros novos nem vê-los. A maioria PSD na autarquia ao não acautelar os interesses dos covilhanenses demonstrou, no mínimo, incapacidade para gerir este processo.

O Partido Socialista, em sede própria, através dos seus eleitos, questionou o Executivo camarário sobre esta matéria mas a resposta, como sempre, foi evasiva.

Da análise do contrato definitivo estabelecido entre a Câmara da Covilhã e a empresa, e em virtude da diminuição do preço dos combustíveis, o valor da subvenção deveria ser de cerca de 30500 euros e não os actuais 57500 que a Câmara paga neste contrato provisório.

Vamos aguardar para termos conhecimento sobre qual o valor efectivo da subvenção paga pela Câmara à Empresa agora que tem o aval do Tribunal de Contas. Nessa altura, poderemos avaliar ainda com maior objectividade a forma desastrosa como a maioria PSD conduziu este processo.  

Na nossa perspectiva, com os valores agora contratualizados, seria possível constituir uma empresa pública que fornecesse o mesmo serviço por 10 anos e outros 10 anos ainda com o mesmo nível de investimento (uma vez que as viaturas não serão certamente renovadas todos os anos).

Este contrato estabelecido com a Empresa é um mau contrato para a autarquia, uma vez que se verifica, desde logo, que a Câmara da Covilhã paga directamente, por via da subvenção, mais que o investimento realizado em novas viaturas, e a actualização da subvenção, para além da actualização contratualizada para as tarifas, inflaciona ainda mais as receitas da empresa.

Com um endividamento colossal que coloca a Câmara Municipal da Covilhã no podium dos dez municípios mais endividados do país continuamos a assistir a novas diligências da maioria PSD para consolidar e reforçar esta posição. Estamos contra este endividamento e contra esta forma de gestão de dossiers estruturais para o desenvolvimento e bem-estar dos covilhanenenses.

Por isso, entendemos que está na hora da mudança. Esta na hora de entrarmos num novo ciclo de mudança.

Covilhã, 24 de Agosto de 2009 

A CPC do PS Covilhã

publicado por Partido Socialista - Secção de Cortes do Meio às 21:00

link do post | comentar | favorito

Este é o Blog Oficial do PS/Cortes do Meio, onde todos os cortenses podem e devem fazer chegar sugestões e propostas que contribuam para o desenvolvimento da nossa freguesia.

Se vives fora do país, é igualmente importante a tua opinião.

Por isso não te esqueças de enviar as tuas ideias, mesmo aquelas que te pareçam de díficil execução, para:

pscortes@iol.pt

ou pscortesdomeio@sapo.pt.

.pesquisar

 

.Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.posts recentes

. Bancada do PS na Assemble...

. Vítor Pereira eleito pres...

. Agradecimento

. Grande equipa

. ...

. Juntos por uma freguesia

. ...

. Lista do Partido Socialis...

. Faça um GOSTO nesta pagin...

. Porque é tempo de mudança...

.arquivos

.mais sobre mim

.subscrever feeds

.tags

. autarquicas 2009

. ps/covilha

. assembleia de freguesia

. camara da covilha

. junta de freguesia

. legislativas 2009

. partido socialista

. presidênciais 2011

. a verdade da mentira

. ps

. comunicado

. js covilha

. presidenciais 2011

. promessas

. congresso nacional

. eleições

. ps/cortes/covilha

. divulgação

. ps/cortes/

. comunicação social

. todas as tags

Em destaque no SAPO Blogs
pub